Emoção!!!
Quase sempre a compra de um novo equipamento para integrar teu parque industrial na cozinha do teu restaurante passa pelo emocional, vou tentar escrever este sentimento que acontece em grande proporção.
Na labuta do dia a dia, você avalia a tua operação e busca resolver aqueles problemas que mais impactam no dia a dia. Normalmente é ali na cocção e finalização de pratos que ficam mais evidentes visualmente, pois, causam estresse geral, que vai do cozinheiro, passando pelo garçom e que chega ao cliente, e, porque não dizer, os respingos que chegam no gestor.
Sai então na busca da solução, liga para amigos, estes por sua vez te indicam vários fornecedores, com os quais você mantém contato e começa a receber visitas e ofertas de soluções para teu problema, como tratar isso? Enfim Diagnosticar!
O vendedor é treinado e por vezes muito bem treinado para vender aquilo que a empresa na qual trabalha tem para oferecer. Natural esta situação!
Logicamente que a empatia irá compor o atendimento e a oferta!
Após obter vasto material, você analisa e direciona a decisão, que pode ser:
1 – Adquirir um equipamento de mais alto valor, fantástico, mágico. Irá resolver todos os seus problemas (será?);
2 – Direciona a decisão para o outro extremo, trabalha a mente e justifica a si próprio que comprar o mais barato, resolverá em parte os problemas (será?)
O que entendemos como correto!
1 – Escrever os “problemas!
2 – Escrever as “soluções”;
3 – Pautar com a equipe operacional se os “problemas” ficam resolvidos com as “soluções;
4 – Avaliar o valor do investimento. Aqui isto pode ser visto de várias maneiras: 1a. O investimento reduzirá custo?. 2a, O investimento reduzirá apenas o estresse?. 3a. O investimento melhorará o padrão do serviço?. 4a. O investimento será pautado na viabilidade econômica?
Nós entendemos que estes primeiros vários aspectos devem ser tratados conjuntamente e logicamente que a viabilidade econômica determinará os caminhos da aquisição, e por quê?
Pelo simples fato de que precisará pagar o equipamento, com o saldo da melhoria operacional, um melhor resultado financeiro do teu negócio, para isso é determinante fazer as contas. Quanto pratos e com qual rentabilidade (Resultado Operacional – Ebitda) pagará o novo investimento? Coloque isso em teus indicadores de gestão, faça o acompanhamento diários das vendas e do resultado.
E de onde vem a grana para adquirir o equipamento?
Por vezes o fornecedor te propõe pagar em algumas parcelas, que logicamente não estão no prazo da viabilidade econômica;
Outras vezes, você recorre ao “dinheiro empilhado” aquele que foi proporcionado pela distribuição do lucro aso acionistas (você mesmo);
Outras vezes recorre a financiamento, entendemos nós ser a forma correta de investir no teu negócio, e, para isso, é importante que dentro da viabilidade estejam estes custos financeiros. Nossa opinião é que “dinheiro empilhado não desempilha”, teu negócio tem que ser bom e ter resultado operacional para garantir o pagamento, a viabilidade e o crescimento.
Nós auxiliamos clientes para esta tomada de decisão, atuamos no setor de foodservice a mais de 45 anos e temos tido experiências de sucesso juntamente com nossos clientes, na melhoria operacional e de resultados. Aumentando o lucro! Não pautem pela emoção, fiquem atentos e deem atenção à razão!
Amauri Pelloso