Equipamentos dos simples aos com muita tecnologia e nos vários tamanhos
Passada a temporada de feiras do setor de foodservice no Brasil, aliás sempre no primeiro semestre (?), podemos afirmar, estamos evoluindo!!
Anuga com o Showroom do Sindal, onde mentoramos o espaço, na Apas, Associação Paulista dos Supermercados, Fispal Foodservice e a Fipan destinada ao segmento de Panificação e Confeitaria.
Tanto Apas como Fispal, ambas muito concorridas, corredores estreitos e muita gente, foi até difícil caminhar e avaliar o que e quem estava expondo, na Anuga e Fipan, um pouco mais tranquilo, corredores ligeiramente mais largos e uma quantidade menor de visitantes.
O que mais chamou a atenção foi o perfil do visitante, cada ano que passa, deixando mais e mais mensagens de profissionalização. Usuários se profissionalizando, se juntando em associações, se agrupando de forma que a participação possa ser mais e mais eficiente.
No que diz respeito objetivamente aos olhares do que foi exposto, podemos garantir, MELHORAMOS a qualidade, pode ter sido um filtro dos expositores (será que decorrente do custo de participar), enfim, MELHOROU.
Foi possível verificar que vários dos expositores (a maioria) trataram o desenvolvimento dos equipamentos de uma forma mais profissional, trataram o design, trataram a tecnologia embarcada e também a forma construtiva, melhorando o acabamento às condições para uma melhor utilização por parte dos consumidores (usuários). Sabe aqueles detalhes do acabamento do perfil da chapa, que normalmente sobra arrebarbas que irão cortar as mãos dos operadores da cozinha? Sim, é disso que estou falando, nem parece importante!!
Por outro lado, a melhoria também veio na tecnóloga embarcada, vários e vários fabricantes se preocuparam com a incorporação de painéis mais amigáveis, com mais recursos, sempre na busca de facilitar o operador, facilitar a vida do empreendedor na tarefa de produzir alimentos mais padronizados, onde claramente a cada dia a mão de obra fica mais escassa, necessitando então de multiplicar a facilidade, isto ainda não pareceu o mais importante!
Tive a oportunidade de constatar a grande oferta de equipamentos de vários tamanhos e capacidades, o que vai permitir empreendedores dos menores aos muito grandes. Pequenas masseiras para bater pequenas quantidades de farinha para fazer uma pequena quantidade de pães de fermentação natural, até masseiras basculantes com capacidade de preparar 200 kg de farina (350 kg de massa),
De Pequenos fornos combinados
Dos pequemos fornos combinados até aos gigantes com muita tecnologia que até “falam com os operadores”, permitem preparar “tudo” e com excelente padrão e qualidade, até reduz o insumo, proporcionando economia na operação, reduzindo e adequando o custo variável;
Fornos de pizza que garantem aquela pizza!! Elétrico, a lenha, á gás e até os com duplo uso de energético! De lastro, de convecção, giratório, com micro-ondas…
Linhas de cocção para restaurante modulares e com extrema qualidade, permitindo preparar os mais diversos alimentos com seus equipamentos específicos, grelhar, fritar, aquecer, cozinhar, manter quente ou frio.
Equipamentos que resfriam ou congelam rapidamente e que também servem para cozinhar em baixa temperatura, algo fantástico.
Enfim um conjunto de equipamentos que permitem PREPARAR DE FORMA ANTECIPADA, REDUZINDO A COZINHA, PERMITINDO MAIOR PADRONIZAÇÃO E SE FIZER BOA GESTÃO, TER LUCRO COM TEU NEGÓCIO.
por Amauri Pelloso
julho de 2025